Ótica da Lapa - Todos os direitos reservados.
Copyright 2012.
REDES SOCIAIS   

O Computador e a Visão



Um dos grandes questionamentos relacionados a visão e as condições de trabalho é o uso contínuo do computador. Muitos se perguntam se o monitor pode afetar a visão daqueles que passam muito tempo a sua frente. A resposta é não! De acordo com pesquisas médicas trabalhar, jogar ou navegar na internet não prejudica a visão.

É importante destacar, entretanto, que utilizar o computador por tempo prolongado pode causar desconforto ocular. Isso acontece pois, quando prestamos atenção em algo, piscamos com menor freqüência, diminuindo assim a produção de lágrimas, e o músculo responsável pela focalização entre em fadiga.

PARA EVITAR A FADIGA OCULAR SIGA ESSAS DICAS:

- Posicione o monitor na altura ou pouco abaixo da linha dos seus olhos. Dessa maneira evita-se a maior abertura da fenda palpebral, que acelera a evaporação do filme lacrimal.
- Faça uma pausa de 10 minutos a cada hora contínua em frente ao computador e execute exercícios de alongamento e relaxamento nos membros superiores, mantendo o olhar para o infinito.
- Lembre-se de piscar mais vezes.
- Evite direcionar ventiladores ou ar condicionado diretamente ao seu rosto.
- Visite seu oftalmologista regularmente.



A Importância do uso de Solares



Muito se fala sobre a nocividade dos raios ultravioleta e a necessidade de proteção contra essa irradiação; e, quase como uma reação automática nossa mente nos remete ao uso de protetores e bloqueadores solares para a pele. É preciso lembrar, entretanto, que nossos olhos também ficam expostos diretamente a esse bombardeio de UV, e demandam o mesmo cuidado. A incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano ocasiona lesões oculares graduais que podem culminar na perda da visão. Fotoceratite, pterígeo, catarata, degeneração macular e câncer de olhos são alguns exemplos de patologias que podem ser desencadeadas pela exposição contínua aos raios ultravioleta. Lentes escuras ou fotossensíveis, com proteção UV consistem nos "protetores" para nossos olhos, filtrando os raios nocivos, preservando assim a saúde ocular.

ATENÇÃO: as lentes devem ser de boa qualidade, com proteção UV, caso contrário, o que deveria ser um sistema protetor, acaba por prejudicar a visão.

Entenda o porque: a pupila de um olho nu exposto ao sol se contrai, protegendo a retina de grande parte dos raios solares, entre eles, o ultravioleta. O uso de lentes escuras cria uma sensação de "penumbra" que inibe esse sistema de defesa natural, fazendo com que a pupila se dilate (como faria em um ambiente com baixa luminosidade), incorrendo assim em uma maior absorção de raios ultravioleta. Se as lentes escuras não possuírem a proteção adequada, os olhos ficam mais acessíveis à incidência dos raios nocivos, conseqüentemente mais propensos a desenvolver patologias graves.

Lembre-se: mesmo em dias nublados você está exposto indiretamente aos raios ultravioleta, então, tenha a proteção de seus solares sempre a mão!



Como as Lentes Varilux proporcionam postura de cabeça mais natural?



As lentes progressivas em geral corrigem a vista cansada, ou presbiopia. As lentes progressivas Varilux asseguram visão mais próxima da natural. Veja porque...





Pessoa sem vista cansada
Ao compararmos os hábitos de leitura de pessoas sem presbiopia ou vista cansada (use ou não óculos para outra correção visual) aos de um usuário de lente progressiva que não seja Varilux (não-Varilux), vemos claramente uma diferença. Quando um não-presbita lê um documento, sua cabeça se abaixa significativamente (média de 45º) e seus olhos se movem para baixo em 15º).










Com lente progressiva não-Varilux
Um usuário de lentes progressivas não-Varilux precisa baixar significativamente mais os olhos (cerca de 30º) para alcançar a zona de leitura da lente. Consequentemente, a cabeça precisa ser levantada mais do que na posição natural (abaixando cerca de 30º ao invés de 45º).









Com Varilux Panamic ou Varilux Comfort
Com lentes Varilux, devido à localização mais alta da zona de perto da lente, os usuários abaixam menos seus olhos do que com uma lente não-Varilux (cerca de 25º comparado com 30º) e, assim, usufrui de uma postura de cabeça mais natural.






Fonte: www.varilux.com.br



As Lentes Varilux permitem ver nitidamente a todas as distâncias. Devido à sua superfície ótica sofisticada, o olhar passa suavemente da visão de longe para a visão de perto, sem qualquer esforço. Seu olhar passeia do jornal que está lendo, passando pela xícara do café e até a paisagem através da janela. Ou seja, é como recuperar a visão como ela sempre foi: sem obstáculos ou dificuldades na visão de perto, intermediária ou de longe. Naturalmente.


                                          


• O que é adaptação a uma lente progressiva?
Como o nome diz, o grau evolui progressivamente na própria lente para atender às necessidades de visão de perto, intermediária e longa distância. Quando colocamos qualquer lente de correção visual, nosso cérebro precisa se adaptar para interpretar a nova forma como os olhos estão captando as imagens. Assim, usando os óculos, o cérebro se "acostuma" rapidamente e não precisa mais de nenhum esforço. Com a nova geração de Lentes Varilux Panamic a adaptação é quase instantânea, enquanto com outras lentes pode levar mais de 2 semanas.

• Como eu vejo com uma Lente Varilux?
Com as Lentes Varilux, um simples baixar de olhos e um movimento de cabeça reduzido, o usuário obtém uma visão nítida e imediata a todas as distâncias. Ou seja, encontra naturalmente a posição necessária para visão de longe, intermediária e de perto.

• O tipo de lente interfere na minha postura habitual?
As lentes progressivas Varilux possuem tecnologia revolucionária para que você veja bem de longe, de perto e em todas as distâncias intermediárias. Esta visão mais ampla reduz desnecessários movimentos de cabeça, tanto na vertical quanto na horizontal. Durante as pesquisas com usuários, as lentes são avaliadas também sob o ponto de vista ergonômico. Ou seja, você tem uma postura mais natural, confortável, ao visualizar objetos muito próximos ou em distâncias intermediárias com estas lentes.

Fonte: www.varilux.com.br